sexta-feira, 16 de maio de 2014

Chlamydosaurus kingii : O Lagarto de gola!
O Lagarto em cima de um tronco de arvore.
Autor desconhecido.
Chlamydosaurus kingii, mais conhecido como Lagarto-de-gola ou Lagarto-dragão-australiano, é uma espécie muito famosa de lagarto da familia Agamidae. É a única espécie do genero Chlamydosaurus. Quer saber mais sobre este famoso e interessantissímo lagarto? Então, clique em "Leia mais" ali embaixo!

  Estes lagartos são encontrados principalmente no norte da Austrália e no sul de Nova Guiné. São lagartos pacatos, passam a maioria de seu tempo em cima das arvores. A principal caracteristica deste animal é uma espécie de "Gola" que fica em volta de seu pescoço. Normalmente, esta gola fica desarmada sobre o corpo deste lagarto, e só se arma quando ele se sente ameaçado ou quando esta extremamente irritado como qualquer coisa que seja. Esta gola tem papel importante na vida destes animais, servem para exposição de força e para atrair femeas. Quando dois machos brigam, esta "Gola" se arma em seu pescoço, para demonstrar o quanto o lagarto esta irritado.
  São lagartos consideravelmente grandes, alguns podem chegar a medir 85 centimetros, isto é, quase um metro. São animais ectotérmicos, isto é, eles mesmos são capazes de controlar a sua temperatura corporal, sem depender essencialmente da temperatura do ambiente. Podem manter uma temperatura fisíca fixa por até 30 minutos. Condições meteorologicas, incluindo a luz solar, são fatores que interferem na termorregulação destes lagartos. Algumas pessoas, acreditam que até mesmo a sua "Gola" ajudam ele a controlar a temperatura de seu corpo. São animais que se alimentam principalmente de artrópodes, tais como insetos e aracnideos, mas também se alimentam de pequenos invertebrados e eventualmente chegam a se alimentar até mesmo de outros lagartos menores que ele. caçam por emboscada, pegando sua presa de surpresa. Quando estes lagartos comem, eles comem muito, principalmente nas estaçoes chuvosas, quando comem milhares de formigas aladas e de  cupins. Estes lagartos não apresentam grandes riscos a seres humanos, são animais normalmente timidos e pacatos. Algumas pessoas adotam este lagarto como animal de estimação exótico.
Lagarto-de-Gola assumindo postura bípede
Autor desconhecido
  Mesmo sendo predadores de pequenos aracnideos e insetos, estes lagartos também são animais predados por predadores maiores, como por exemplo aguias, corujas, lagartos maiores, dingos, quolls e cobras. São animais que apresentam dimorfismo sexual. Oque é isso? um animal com dimorfismo sexual é um animal em que o Macho é diferente em aparencia do que a femea, e visse e versa, um exemplo de animal que apresenta dimorfismo sexual é o ser-humano, cujo o homem é bastante diferente da mulher, e um animal que não possuem dimorfismo são as formigas, que todas são extremamente parecidas, por tanto é muito dificil dizer qual formiga é macho e qual é femea. Mas enfim, qual o dimorfismo sexual presente nos Lagartos-de-gola? Bem, os lagartos machos são sempre maiores que as femeas, este é o dimorfismo sexual desta espécie. Os lagartos machos costumam lutar por companheiras, exibindo suas "Golas" na intenção de intimidar o rival, além de também morder seu adversario. Para parecer ainda mais ameaçador, este lagarto, assim como os ursos assumem uma postura bípede, ficando em pé. Eles também são capazes de se locomoverem enquanto assumem postura bípede, mas é mais comum ve-los andando de forma quadrupede.
Lagartos-de-gola brigando
Autor desconhecido.
  Costumam se reproduzir durante a estação chuvosa, entre Novembro e Fevereiro. A reprodução acontece de forma sexuada, e os filhotes desta espécie nascem de ovos. Logo no inicio da estação chuvosa, as femeas botam entre seis e 25 ovos. As femeas botam seus ovos em ninhos abaixo do solo, geralmente colocam seus ovos em lugares ensolarados. A incubação destes ovos demoram entre dois e três meses até que os filhotes nasçam. Quando os filhotes nascem, são cuidados por seus pais. Os ovos destes lagartos possuem cascas moles, que podem se quebrar facilmente, por isso que os Lagartos-de-golas colocam seus ovos abaixo da terra, para evitar que eles se quebrem ou sejam roubados por predadores. Na cultura popular, não se restam duvidas que estes lagartos são muito famosos, são animais muito caracteristicos, e sempre são retratados em desenhos animados e em filmes. No filme Jurassic park, o Dilofossauro é retratado com uma gola semelhante com a gola deste lagarto. Este filme aumentou consideravelmente a procura destes lagartos como animais de estimação. Embora no filme o Dilofossauro tenha uma gola igual a destes animais, na verdade um dilofossauro real não possuía este aspecto. No filme, o Dilofossauro também cospe veneno, oque mais uma vez está errado, pois reais Dilofossauros não cuspiam veneno, e nem o Lagarto-de-gola. Mesmo assim, Jurassic park continua sendo um filme muito legal.

Na esquerda, o Dilofossauro de Jurassic Park, na direita o Lagarto-de-gola, note suas semelhanças.
© Jurassic park / Autor desconhecido.

Classificação cientifica :

• Nome cientifico : Chlamydosaurus kingii
• Reino : Animalia
• Filo : Chordata
• Classe : Sauropsida
• Ordem : Squamata
• Familia : Agamidae
• Genero : Chlamidosaurus

quinta-feira, 15 de maio de 2014

                 










                                                  lagarto teiu





Um dos maiores bichos encontrados em nossas viagens tem sido o Teiú. Saiba que este é um dos maiores e mais pesados lagartos do Brasil, o que o transforma no nosso dragão oficial.
Enfim, ele pode ser próximo de 2 metros e até 5 kg. Ovíparo e Onívoro. Os filhotes são verdes, mas vão mudando à medida que crescem com manchas brancas ou amarelas. Pode ser um animal agressivo, portanto exige cuidados, desfere mordida e chicotada com sua cauda. Mas normalmente é muito arisco e logo foge na presença das pessoas. Embora possam viver próximos a humanos, pois são vistos inclusive em parques públicos, não devem ingerir alimento industrializado, extremamente prejudicial ao animal.
Se sua viagem for próximo a pedras e campos onde bate muito sol, você pode encontrá-lo, pois ele é uma espécie de sangue frio.
Tem sido muito gratificante o encontro com animais como o teiú em muitas de nossas viagens, pois é um animal belo e interessante. No cerrado são semelhantes aos seus parentes da África que monitoram a savana. Alimentam-se de ovos de galinha, quando tem acesso a galinheiros, senão se viram com camundongos, rãs, pintinhos e frutas doces, roedores e insetos.
Podem ser criados em cativeiro, onde precisam estar a temperaturas entre 28 e 32 graus.
jacu-ataca-teiu

                                                              varanus bitawa











Espécie é do mesmo grupo do dragão de komodo
Uma nova espécie de lagarto gigante, que pode chegar a até dois metros de comprimento, foi descoberta no norte das Filipinas, segundo artigo publicado na revista especializadaBiology Letters.
O réptil, descrito como “espetacular” pelos biólogos, é da família dos varanos, ou lagartos-monitores, que inclui o dragão-de-komodo, o maior lagarto vivo.
A nova espécie, batizada de Varanus bitatawa, tem a pele amarela, verde e azul e sobrevive com uma dieta à base de frutas.
Apesar de conhecido pelas populações tribais da região das montanhas da Sierra Madre, no norte das Filipinas, ele havia passado despercebido pelos biólogos até agora.
“É um animal incrível”, disse Rafe Brown, um dos cientistas que descreveu a nova espécie.
No artigo, ele ainda destaca como é raro encontrar um animal terrestre tão grande que seja novo para a ciência.
Descoberta
Os cientistas consideram a descoberta tão importante quanto às de outras espécies de grandes animais nos últimos anos: o kipunji, que representa um novo gênero de primatas encontrados na África, e o bovino saola, encontrado nas florestas do Laos e do Vietnã.
Os habitantes das florestas da ilha Luzon, onde fica Sierra Madre, costumam caçar o Varanus bitatawa pela carne, uma fonte importante de proteína.
Os cientistas ignoravam sua existência até que a equipe liderada por Brown, com biólogos dos Estados Unidos, Filipinas e Holanda, pesquisou uma série de espécimes de lagartos preservadas em museus americanos e filipinos.
Dentre essas espécies, os cientistas identificaram o novo lagarto com base em seu tamanho, escamas, coloração e DNA.
O corpo do Varanus bitatawa mede cerca de um metro, com mais um metro de rabo. Ele tem a pele escura, coberta por pintas amarelas e manchas.
Suas pernas são praticamente amarelas e o rabo é listrado de amarelo e preto.
Em algumas fotografias, o animal também parece ter escamas azuis e verdes.
A nova espécie seria uma das únicas três espécies de lagartos que se alimentam apenas de frutas no mundo.
Criatura solitária
Ninguém sabe por que a nova espécie de lagarto permaneceu desconhecida dos cientistas até agora, especialmente porque há muitos biólogos trabalhando nas Filipinas.
Os pesquisadores dizem que pode ser porque ele é arredio e recluso, um animal que nunca deixa a floresta ou sai em campo aberto.
Outra razão seria o número baixo de expedições científicas que descreveram répteis que vivem nas florestas da Sierra Madre.
A nova espécie de varano vive a pelo menos 150 quilômetros de distância de seu parente mais próximo, o lagarto V. olivaceus, que também vive em árvores e se alimenta de frutas.

segunda-feira, 12 de maio de 2014

                                                      varano malaio


e um grande lagarto asiatico  alimanta se de  peixes carangueijos ovos peixe etc
 O Varano Malaio é um Réptil do Grupo dos Escamados. É encontrado na Ásia. O Varano Malaio é parente do Dragão de Komodo, porém menor.    Etc. Tem várias cores pelo corpo, como preto, marrom e amarelo. Como outros Varanos, o Varano Malaio tem Cauda Comprida. Usa a Cuda para se defender de predadores, outros métodos de Defesa é a Fuga e se fingir de morto.